Infelizmente, não é possível utilizar o FGTS para a compra de terrenos ou lotes. A possibilidade de saque do FGTS tem como objetivo suprir a necessidade de moradia do trabalhador.
No caso da compra de um lote ou terreno, embora a ideia seja construir uma casa no futuro, a mera aquisição do terreno não garante que a construção será feita. Contudo, o FGTS pode ser utilizado para a construção ou compra de um imóvel “em construção”.
Veja mais detalhes abaixo:
a) Imóvel em construção: nesse caso se aplica. Por exemplo, nas situações pelas quais a construtora ou incorporadora ainda está construindo o empreendimento. Nessa modalidade, o valor correspondente ao terreno já está incorporado ao valor do imóvel (casa, prédio, etc.).
b) Construção: o trabalhador pode utilizar o FGTS para construção de um imóvel se contratar um financiamento específico para isso. Neste caso, o dinheiro do FGTS é liberado pelo agente financeiro, que manterá os recursos sob seu controle, fazendo as liberações de acordo com o cumprimento do cronograma da obra.
Importante: para esse tipo de utilização do FGTS, o trabalhador já deve ser proprietário do lote, ou seja, o lote deverá estar quitado, com a escritura e registro em seu nome.
Fonte: Caixa Econômica Federal