FAQ – Comercial
1. Qual o passo a passo para comprar o seu lote?
APRESENTAR:
. Documentos (Pessoa física ou Pessoa Jurídica);
. Ficha de Proposta/Reserva preenchida e assinada;
. Fichas Cadastrais preenchidas e assinadas;
. Comprovante de depósito/transferência do valor de Entrada/Sinal.
2. Quais documentos necessários?
PESSOA FÍSICA
. RG, CPF e Comprovante de Endereço.
. Se casado(a): RG e CPF de ambos, Certidão de Casamento e Comprovante de Endereço.
PESSOA JURÍDICA:
. Contrato Social, última alteração contratual e documentos dos sócios, conforme acima (Pessoa Física).
3. A VPA Urbanismo possui financiamento próprio?
Sim. Possuímos financiamento próprio, com pagamento facilitado, sem a necessidade de comprovação de renda e sem a burocracia dos bancos.
4. Quais as modalidades de financiamento?
PLANO FINANCIADO:
. Financiamento de até 100% do valor do lote;
. Entrada/Sinal + Parcelamento em até 150 meses;
. Juros pré-fixados;
. Correção monetária IGPM ou IPCA;
. Parcelas corrigidas mensalmente ou anualmente;
Para saber mais consulte a Tabela de Vendas do empreendimento.
PLANO PARCELA FIXA:
. Financiamento de até 100% do valor do lote;
. Parcelamento em até 12 meses;
. Parcelas fixas (sem juros e correção).
5. Como funcionam essas correções?
. Os contratos preveem correções ao final de cada período de 12 meses ou mensalmente;
. Os juros são fixos e a correção monetária varia conforme os índices de mercado, no caso IGPM ou IPCA;
. As taxas de juros do financiamento são bem acessíveis: variam, atualmente, entre 0,47% e 0,85% ao mês, dependendo do prazo de pagamento, do padrão do empreendimento e do que for usual naquele mercado.
6. Posso usar o FGTS para financiar meu lote?
Infelizmente, não é possível utilizar o FGTS para a compra de terrenos ou lotes. A possibilidade de saque do FGTS tem como objetivo suprir a necessidade de moradia do trabalhador.
No caso da compra de um lote ou terreno, embora a ideia seja construir uma casa no futuro, a mera aquisição do terreno não garante que a construção será feita. Contudo, o FGTS pode ser utilizado para a construção ou compra de um imóvel “em construção”.
Veja mais detalhes abaixo:
a) Imóvel em construção: nesse caso se aplica. Por exemplo, nas situações pelas quais a construtora ou incorporadora ainda está construindo o empreendimento. Nessa modalidade, o valor correspondente ao terreno já está incorporado ao valor do imóvel (casa, prédio, etc.).
b) Construção: o trabalhador pode utilizar o FGTS para construção de um imóvel se contratar um financiamento específico para isso. Neste caso, o dinheiro do FGTS é liberado ao agente financeiro, que manterá os recursos sob seu controle, fazendo as liberações de acordo com o cumprimento do cronograma da obra.
Importante: para esse tipo de utilização do FGTS, o trabalhador já deve ser proprietário do lote, ou seja, o lote deverá estar quitado, com a escritura e registro em seu nome.
Fonte: Caixa Econômica Federal
7. Posso financiar meu lote com um banco?
Sim. Atualmente, somente a CAIXA possui essa modalidade de financiamento de lote (até 70% do valor), além do financiamento próprio da VPA Urbanismo. No entanto, o financiamento da CAIXA possui uma série de regras.
Confira essas regras no site da CAIXA
8. Há algum recibo pelo pagamento da entrada/sinal?
Sim. Assim que sua Ficha de Proposta/Reserva é aceita, junto com a documentação solicitada para a compra do lote, nossa equipe comercial emite um Recibo de Sinal que será entregue a você, contendo os dados de compra e o valor pago de Entrada/Sinal
9. Posso dar algum bem de entrada na aquisição de alguma unidade? Outro imóvel, veículo, etc.?
Não temos esta modalidade, mas, ressaltamos que trabalhamos com Entrada/Sinal super facilitados. Desta forma, você poderá vender seu imóvel ou veículo com toda a tranquilidade, garantindo que seu bem seja negociado pelo real valor de mercado.
10. Qual é o prazo para receber minha via do contrato?
Após recebermos o contrato assinado por você, partimos para os trâmites internos e para a assinatura de nossa diretoria. Estando tudo OK, encaminharemos sua via de contrato em até 10 dias, para o endereço indicado na Ficha de Cadastro preenchida na hora da compra.
Em alguns casos é possível retirar sua via do contrato com os corretores.
11. Como saber se o imóvel está legalizado?
. Solicite uma certidão de ônus no cartório de RGI (Registro Geral de Imóveis);
. Visite o imóvel e confirme suas medidas com profissional habilitado;
. Retire uma CND (Certidão de Nada Consta) na Prefeitura.