Existe melhor época para construir?

Existe melhor época para construir?

Iniciar uma construção envolve muitos fatores como documentação, contratação de mão de obra, avaliação de projetos e compra dos materiais. No entanto, além desses itens, é fundamental entender as condições climáticas para escolher períodos favoráveis e evitar imprevistos durante a obra. Você já havia parado para pensar neste detalhe? 

O período inicial da construção de uma casa envolve diversas etapas das quais os fenômenos atmosféricos podem se tornar fatores prejudiciais para o andamento da obra, como a preparação do terreno, construção do alicerce e levantamento de paredes. Imagine esses processos acontecendo em janeiro, mês marcado pela quantidade exacerbada de chuva? Parece não ser uma boa ideia, por isso, analisar período do ano com o processo a ser executado nesse espaço de tempo é tão importante. 

Melhor época para construir

Quando a obra acontece sem planejamento e somos surpreendidos pelo mau tempo, o serviço pode ser mais demorado e até mesmo perdido. Para que isso não aconteça, é preciso ter um programa detalhado, levando em conta os processos que serão feitos e os fatores que irão impactar na execução, afinal, dependendo do tamanho da obra e de seu andamento, o prazo de construção pode ser longo e passar por todas as estações do ano. 

Como forma de evitar algumas complicações, o outono e inverno são as melhores épocas para iniciar a construção. Neste período, a chuva do verão já cessou e a fase de terraplanagem, alicerce e alvenaria pode ser feita com tranquilidade, sem a influência da chuva. E, com a estrutura já finalizada, os construtores podem focar na parte interna da casa que não será comprometida pelo  tempo. 

O período de estiagem também é benéfico para o bolso já que muitas pessoas preferem fazer a obra no último trimestre. Com alta demanda nestes períodos, é normal  que o preço dos materiais e da mão de obra fique mais salgado, aumentando os gastos da obra. No entanto, ao optar por iniciar a construção a partir de abril, o comprador aproveita os preços dos materiais mais em conta e também diminui a chance de não encontrar profissionais qualificados disponíveis. Além do impacto no preço, entre o outono e o inverno, as lojas especializadas em materiais oferecem uma gama maior de produtos com disponibilidade de estoque. 

Bom para todos

É importante saber que imprevistos no cronograma são muito comuns e podem acontecer em qualquer obra. No entanto, o que não pode, e deve ser evitado, são riscos de acidentes. Por isso, o estudo e a escolha do melhor período do ano serão de grande impacto sobre este fator. 

A época chuvosa pode contribuir para o aumento de acidentes no canteiro de obra. A chuva atrapalha alguns fatores como visibilidade, trabalho das equipes, logística, dentre vários outros fatores. Além disso, a água empoçada em buracos no terreno, nos andaimes e plataformas, potencializa o risco de quedas, o que também pode ser um risco com a presença de instalações elétricas. 

Se você quer uma preocupação a menos, faça um bom planejamento e opte por construir fora dos períodos chuvosos. Vale lembrar que os riscos devem ser minimizados no canteiro de obra para prevenir acidentes durante todo o ano.

Mãos à obra?

Agora que você já sabe quais as melhores épocas do ano para construir e reformar, aproveite essa oportunidade para tirar o projeto do papel. Não se esqueça que, além da escolha da época, ter uma obra bem planejada e pensada é fundamental para o sucesso de todas as etapas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.