Tire suas dúvidas sobre os tipos de loteamentos

Tire suas dúvidas sobre os tipos de loteamentos

A decisão de compra de um lote requer muito estudo e planejamento. Antes de investir em um imóvel, é fundamental estar a par das particularidades de cada empreendimento para fazer um bom negócio e evitar imprevistos.

Com o mercado tão amplo e atualizado, o consumidor pode se deparar com termos que, na prática, precisam ser entendidos. Hoje, nós da VPA Urbanismo, vamos explicar sobre um loteamento e suas especificidades.

O que é um loteamento?

Muita gente se confunde com as modalidades de loteamento, afinal, alguns aspectos são parecidos e podem deixar o comprador em dúvida. No entanto, cada empreendimento possui características particulares.

De acordo com a legislação vigente, “loteamento trata da subdivisão de uma área em lotes destinados à edificação, com abertura de novas vias de circulação e logradouros públicos, ou prolongamento, modificação e ampliação das vias existentes”.

Atualmente são comumente praticados três tipos de parcelamento: condomínio, loteamento fechado com acesso controlado e loteamento aberto. 

Os “condomínios de lotes”, seguem as mesmas características citadas na legislação, porém neste caso o perímetro é fechado e as vias de circulação, assim como as áreas comuns são consideradas de uso exclusivo dos proprietários. O acesso a estas áreas só é permitido com autorização e as despesas decorrentes da manutenção e conservação dos espaços comuns (vias, quadras, espaços gourmets, portarias, etc.), são integralmente de responsabilidade exclusiva dos mesmos.

Os “loteamentos fechados com acesso controlado”, seguem em quase sua totalidade as mesmas características do condomínio de lotes, no entanto, a circulação de outras pessoas da região é livre e os proprietários apenas contribuem com as despesas decorrentes da manutenção e conservação dos espaços e equipamentos que neste caso são públicos. É possível também limitar a circulação desde que haja permissão ou concessão de uso outorgada pela Prefeitura.

Em loteamentos abertos não existe cerca, muro ou controle de acesso. As áreas possuem trânsito livre e é de responsabilidade do município a manutenção de ruas e outros serviços públicos.

Do seu jeito

Agora que você já conhece algumas modalidades de loteamento, que tal investir em um? Aqui na VPA Urbanismo trabalhamos com condomínios, loteamentos de acesso controlado e loteamentos abertos, todos planejados para que você tenha uma experiência completa quando o assunto é viver melhor.

Contamos com soluções inovadoras que permitem uma entrega assertiva. Acesse e conheça!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *