Transforme a área externa da sua casa

Transforme a área externa da sua casa

Você está aproveitando todos os espaços da sua casa? Hoje queremos chamar atenção para o seu quintal. Será que ele está sendo bem utilizado ou se tornou uma floresta de plantas sem muita utilidade? 

As plantas são ótimas opções para decorar e para promover qualidade de vida no lar. Mas, muitas vezes, os espaços internos não são bem aproveitados por falta de criatividade. No entanto, quando utilizados de uma forma bem pensada, mesclando móveis e plantas, garantem mais aconchego e versatilidade para a casa, contribuindo para o bem-estar de todos. 

Veja o exemplo abaixo. Legal não é?

Para transformar a área externa da sua casa, utilizando as plantas e mobiliários de forma estratégica, e com utilidade para sua rotina, listamos algumas sugestões que irão auxiliar a ter ideias para dar mais conforto e funcionalidade ao seu quintal. 

Espaço de refúgio 

Nossa casa é dividida em setores e o quintal pode se tornar um espaço de relaxamento, capaz de dar mais respiro à rotina, sendo muitas vezes tão corrida. Para isso, invista em tapetes e colchões de ioga para que o ambiente seja utilizado com mais frequência. Do mesmo modo, explore as plantas e objetos artesanais para decorar e transformar o ambiente em um lugar inspirador e calmo.

Quem gosta de aromatizadores e essências, pode incluir difusores em lugares estratégicos para dar mais leveza e aconchego ao espaço.

Lazer e bem-estar 

Os apreciadores dos encontros em família podem aproveitar o quintal para criar um espaço de convivência. Para isso, mesas de centro, bancos, cadeiras e futons são indispensáveis para receber os convidados com conforto, sem deixar o aconchego de lado. 

Na decoração, as plantas podem ser mescladas com quadros e outros objetos decorativos como as luminárias, que, ao cair da noite, serão responsáveis por uma iluminação adequada e aconchegante para o local. A intensidade e cores das luzes influenciam muito no ambiente, portanto, caso não esteja no melhor momento para contratar um arquiteto ou designer de interiores, sugerimos que estude sobre a luminotécnica, um método que avalia o conforto seguindo uma iluminação agradável. Com algumas pesquisas, você conseguirá criar a melhor versão do seu quintal. 

Dica: escolha por móveis mais resistentes às variações do tempo já que eles ficaram mais expostos na área externa. 

Crie uma pequena horta

Quem ama cozinhar sabe o valor de ter ingredientes frescos e saudáveis, a fácil alcance e com valores que cabem no bolso. No entanto, sabemos que na prática é bem difícil encontrar alimentos que caibam dentro destes dois critérios ao mesmo tempo. 

Para os aspirantes a chef ou para cozinheiros por hobbie, construir uma horta em casa, além de ocupar aquele espaço que antes não era útil, promove saúde e bem estar, e preenche a casa com aromas. Imagine o cheiro do manjericão ou do hortelã invadindo a sua cozinha. 

Ter uma horta em casa também proporciona benefícios para a saúde mental, já que o período de cultivo se torna uma forma de relaxamento e compensação do estresse. 

Para criar a sua, escolha por um local bem arejado e com boa iluminação solar. Ao mesmo tempo, tenha atenção com a escolha das plantas, já que nem todas se adaptam ao formato e podem prejudicar o crescimento de outras espécies.

Decoração com estilo 

A decoração é o auge de qualquer espaço. Desta forma, saber escolher os móveis e objetos é essencial para que o ambiente ganhe um charme a mais e converse com o restante da casa. Antes de começar, você precisa entender qual o seu estilo e procurar entender como adequá-lo ao seu espaço e estilo de vida pretendido. 

Aqui na VPA nós sabemos que áreas comuns são muito valorizadas e por isso queremos que você aproveite ao máximo todo o potencial do seu ambiente. Para que o seu quintal fique ainda mais bonito e aconchegante, consulte o nosso Guia de Arquitetura e use as referências para decorar. Garantimos que as dicas te darão um norte de como começar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.