Setembro está chegando e é normal as famílias começarem a pensar nos preparativos para o fim de ano. Pequenas reformas, adaptações no mobiliário e até grandes mudanças no ambiente da casa são comuns para receber os familiares com o máximo de conforto.
No entanto, com o foco nas reformas e construções, muitos acabam esquecendo do básico e correm o risco de passar uma saia justa logo em dezembro, mês o qual tudo é mais complicado. Um exemplo disso é a manutenção da casa, algo muito importante, mas facilmente ignorado.
Uma casa também sofre os efeitos do tempo e sempre necessita de algum ajuste para se manter em pleno funcionamento. É por isso que a manutenção se torna tão essencial, já que ela irá garantir o conforto e a segurança de tudo funcionando corretamente, principalmente em época de casa cheia.
Manutenção preventiva
Como o próprio nome já diz, esse tipo de manutenção busca prevenir a ocorrência de problemas em casa. Com ela, é possível fazer uma inspeção em diversas instalações como encanação, estrutura, telhado, piso e paredes a fim de verificar se há algum dano ou se apresenta sinais de que algo não vai bem para agir preventivamente antes que o problema ocorra.
Já imaginou uma pequena trinca no cano se tornando um grande vazamento? Com a manutenção preventiva, é possível verificar essas situações, prevendo o problema antes dele acontecer, o que evita gastos com ajustes urgentes e correria de última hora.
Algumas ações como limpar calhas, pisos, realizar pintura do imóvel e retocar rejuntes contribuem com a durabilidade dos itens, evitando gastos futuros. Esses pequenos ajustes podem ser feitos por qualquer pessoa, com o uso correto dos equipamentos de segurança indicados para evitar acidentes. Mas se preferir, você pode procurar por profissionais especializados nesses consertos gerais e fazer um check-up da casa. Ou então, se decidir por você mesmo fazer os pequenos reparos, você pode tirar dúvidas e aprender a realizar alguma manutenção por meio dos tutoriais disponíveis no YouTube.
A manutenção preventiva também é bem vista pelos investidores. Cuidar do imóvel, realizando todos os ajustes necessários faz com que ele fique mais valorizado e auxilia no momento da vistoria que será realizada pelo comprador. Quando o estado de conservação é ruim, as chances de causar uma má impressão são maiores, dificultando a venda.
Checklist da manutenção preventiva
- Verifique se há vazamentos ou ruídos incomuns nos encanamentos e mangueiras.
- Retoque os rejuntes e pinturas internas e externas.
- Averigue a fiação elétrica, o quadro de energia e examine se todas as tomadas e lâmpadas estão funcionando.
- Limpe as calhas e a caixa d’água e elimine os possíveis focos de dengue antes que o período chuvoso inicie.
- Caso note infestações de insetos como formigas e cupins, contrate uma empresa de desinsetização.
- Verifique a data de validade dos extintores de incêndio e se estão alocados nos locais indicados.
- Analise se a vedação de chuveiros, pias e torneiras está normal e reforce para evitar infiltração.
- Contrate um profissional para verificar se há vazamentos no telhado.
- Faça a troca regular do filtro de ar condicionado.
Manutenção corretiva
Por mais que a manutenção preventiva seja feita adequadamente, imprevistos acontecem e precisamos estar preparados para eles. É nessa hora que a manutenção corretiva surge para solucionar um problema real que precisa ser corrigido o quanto antes.
Neste tipo de manutenção, a solução precisa ser imediata para que o problema não se agrave, por isso, em alguns casos, o gasto pode ser maior e, dependendo da situação, é necessário gastar com mão de obra e matéria-prima de última hora.
Podemos dizer que uma casa é um organismo vivo e ela também está propícia à diversas falhas que necessitam da manutenção corretiva. Então, mesmo que você tenha seguido o checklist da manutenção preventiva, não se assuste se alguma cerâmica descolar, uma torneira vazar ou até mesmo um equipamento elétrico queimar, afinal, esses problemas são comuns e a manutenção corretiva vem para resolvê-los.
Checklist da manutenção corretiva
Mesmo sabendo que algum problema pode surgir a qualquer momento, muita gente quer atuar para que eles não apareçam. Para isso, listamos os pontos que geram mais manutenção corretiva em uma casa e que demandam atenção:
- Observe os sinais de alerta das instalações elétricas como picos de luz e fumaça.
- Verifique as instalações hidráulicas e as caixas de gordura com frequência.
- Faça atualizações no sistema de segurança sempre que necessário.
- Verifique a situação das paredes, pisos e tetos.
- Faça manutenções periódicas no telhado antes do período chuvoso.
Lembre-se, é impossível prever todos os problemas. Faça todos os cuidados preventivos e esteja preparado para os imprevistos!