Pratique a consciência ambiental no seu bairro!

Pratique a consciência ambiental no seu bairro!

Preservar o meio ambiente é fundamental não só para o planeta, mas também para a nossa saúde e qualidade de vida. Cada atitude que tomamos em prol do meio ambiente, interfere no nosso modo de viver,  seja a curto ou longo prazo. 

Manter a consciência ambiental e ser exemplo, é uma escolha para que o nosso planeta seja preservado. Afinal, temos visto cada vez mais o impacto no meio ambiente em detrimento ao consumo descontrolado e não sustentável. Nesse contexto, algumas pessoas se destacam por ações afirmativas em prol da natureza,  influenciando, inicialmente, sua rede próxima de conhecidos, amigos e familiares, mas podendo alcançar outros patamares à medida que dão continuidade.  

Você está fazendo sua parte por um planeta melhor? Você se considera uma pessoa ambientalmente influente? Que tal começar  a construir hábitos mais positivos no seu bairro e quem sabe gerar um efeito manada positivo para a região? Se você ainda não sabe por onde começar, conheça algumas atitudes para você iniciar e que podem ser exemplos para os seus vizinhos.

Leia mais: Limpeza é assunto sério 

Mudando hábitos de consumo

Antes de sair por aí realizando diversas ações sustentáveis, é importante observar qual imagem você transmite para a sociedade, afinal você é resultado daquilo que consome e é importante ter alinhado discurso e comportamento. 

Nada acontece do dia para noite, por isso, as mudanças no estilo de vida e na forma de utilizar os recursos são fundamentais, ou você poderá cair no famoso discurso “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Portanto, adotar práticas de consumo mais conscientes, fará com que algumas atitudes se incorporem naturalmente na sua rotina e não se percam com o passar do tempo. 

Juntamente com essa análise, comece com algumas pequenas mudanças em casa e compartilhe com os seus vizinhos para que todos pratiquem a consciência ambiental. Veja algumas dicas práticas do que pode ser realizado:  

Economize energia: faça banhos mais curtos, deixe os aparelhos eletrônicos desligados da tomada e troque as lâmpadas comuns por lâmpadas de led com sensor de presença. 

Reutilize a água: invista em um sistema captador de chuva. Com a água desse reservatório, é possível lavar a calçada, regar as plantas e realizar atividades que não necessitam de água potável. A reutilização da água da máquina de lavar também é uma ótima opção para reduzir o uso exacerbado do recurso. 

Separação de lixo: uma forma fácil de separar o lixo é dividir o seco (reciclável) do úmido (orgânico e comum) utilizando lixeiras diferentes. Para quem tem mais espaço, o ideal é utilizar um saco plástico para cada material reciclável. Uma excelente dica é criar um espaço de coleta, com lixeiras, em um local do bairro, assim, todos os vizinhos podem realizar a separação. 

Troque o carro pela bicicleta: vai percorrer uma distância pequena? Prefira deixar o carro em casa e opte por uma bicicleta, desta forma, a emissão de gases de efeito estufa é menor e a prática ainda contribui com a sua saúde. 

Use sacolas retornáveis: trocar as sacolas de plásticos pelas retornáveis é uma medida fundamental para quem deseja contribuir com a preservação do meio ambiente. As sacolas plásticas levam centenas de anos para se decompor e atrasam a decomposição dos resíduos orgânicos, contribuindo com a produção de metano e CO2.   

Essas são apenas algumas das diversas ações que você pode realizar na sua casa. Estude, avalie e busque alternativas para ter um consumo mais sustentável e consciente. 

Leia mais: Método Off-site ganha ascensão no Brasil e no mundo

O próximo passo é a divulgação 

É importante ser uma pessoa ativamente interessada no assunto, sempre trazendo sugestões, participando de conversas e incentivando pessoas das quais estão começando a praticar novos hábitos. Assim, ao formar uma rede sustentável, as portas estarão abertas para a entrada de pessoas que estão interessadas neste estilo de vida. 

Após mudar suas atitudes, você provavelmente irá gerar uma certa curiosidade entre seus vizinhos. Aproveite para compartilhar as ações que estão sendo feitas em prol do meio ambiente e os incentive a fazer o mesmo. 

No mundo super conectado, você ainda pode contar com as redes sociais como recurso para reunir interessados e compartilhar ações e ideias. Uma ótima opção é criar um perfil no Instagram ou no TikTok para dar dicas e compartilhar a rotina de mudanças de hábitos. No universo digital, as ações poderão ser mais facilmente compartilhadas e podem ganhar mais destaque,  podendo até mesmo ser exemplo em diversos lugares do mundo e não só no seu bairro. 

Dicas anotadas? É hora de partir para ação! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.