Lidar com questões financeiras e pagar contas faz parte da nossa rotina e, quando as finanças não vão bem, nossa vida é diretamente impactada. Por isso, é necessário ter atenção e manter o controle das contas para evitar situações estressantes.
O controle financeiro nada mais é do que cuidar do dinheiro. Conhecer as receitas, despesas, entradas e saídas, faz com que a relação com o dinheiro seja mais saudável, já que fica mais fácil entender para onde ele está indo. Além disso, essa gestão auxilia no planejamento mensal de uma reserva financeira, dando mais segurança para imprevistos sem impactar nas despesas fixas.
Como você organiza suas finanças? Grande parte das pessoas não sabem o quanto gastam por mês, extrapolam no cartão de crédito e no cheque especial. A consequência disso é o descontrole financeiro, dívidas e desmotivação.
Benefícios do controle financeiro
Quando você mantém sua vida financeira organizada e com as contas em dia, você tem mais facilidade de obter crédito, seja por meio de cartões, empréstimos e financiamentos. Quem pretende construir e quer contar com financiamento próprio para essa modalidade, precisa ficar atento, pois, quando existem contas em atraso, as instituições financeiras acabam limitando ou negando seu acesso a esse e outros tipos de crédito.
Ter controle financeiro também é sinônimo de menos estresse. Imagine passar os dias em alerta buscando formas de arcar com as contas atrasadas ou receber notificações judiciais? Isso, além de gerar estresse, pode causar mal-estar físico e emocional.
E não é só isso! A gestão adequada das finanças também é uma forma de não acumular juros, afinal, mantendo as contas em dia você não terá que arcar com juros e com valores que, ao invés de diminuírem, só crescem. Com tudo em dia, você terá que se preocupar apenas com a data de vencimento.
Dicas para organizar a vida financeira
Conheça sua renda: saiba o valor real do seu salário, comissão e valores extras. Esqueça o valor bruto e lembre-se que existem impostos, por isso, atente-se ao valor líquido.
Organize suas despesas: em uma planilha ou caderno, organize os gastos fixos como aluguel ou financiamento, depois faça uma média dos custos variáveis e some aos gastos fixos. O resultado desta soma corresponde ao valor do comprometimento da renda ao fim do mês.
Separe os gastos por categoria: para entender para onde o seu dinheiro está indo, faça uma lista com os gastos separados por categoria. Desta forma, ficará mais fácil entender se existe uma quantidade alta indo para um lugar não tão necessário. Isso ajudará na contingência de gastos exacerbados.
Reduza: ciente dos gastos exagerados, crie estratégias para economizar. Um exemplo é cortar o refrigerante do almoço. Isso, além de reduzir um gasto diário que ao fim do mês pode ser alto, é um cuidado com a saúde.
Defina metas: aquisição de um terreno, compra de um carro ou uma viagem para o exterior. Saber onde você quer chegar é fundamental para gerir corretamente o dinheiro, afinal, ele é essencial para a realização de alguns desejos. O ideal é fazer uma lista lógica que inclua as metas e as ações que precisam ser tomadas para que elas sejam alcançadas. Desta forma, fica mais fácil despertar um engajamento para controlar os gastos e alcançar as metas.
Mude hábitos: ter uma vida financeira saudável só é possível por meio da mudança de hábitos. Por isso, pense duas vezes antes de comprar, compare preços e abra mão de algumas coisas. Aos poucos, mudamos nossa mentalidade e, com os resultados, somos motivados a continuar.
Mais tranquilidade para você
Uma vez que você mantém o controle financeiro, os esforços e valores que seriam direcionados para o pagamento de juros e multas pode ser utilizado para lazer e investimento. Ou seja, mais tranquilidade e menos estresse no seu dia a dia.
Está com parcelas do financiamento do seu terreno em atraso? Conte com a VPA! Nosso time de Relacionamento com o Cliente está à disposição para negociar parcelas, auxiliando na gestão do seu dinheiro.