Blog VPA

Dicas sobre loteamentos, construção, finanças, meio ambiente e muito mais!

Dicas para escolher o tamanho do terreno para construir

Se você está pensando em comprar um lote para construir, saiba que nesta etapa existem muitos fatores que devem ser analisados. Um deles é o tamanho do terreno, afinal, é ele quem definirá a dimensão do projeto e a área que será construída

Já pensou comprar um lote em um tamanho desproporcional às áreas que você deseja construir? Um espaço que seja muito maior do que a ideia de projeto que você planeja, ou então pior, uma área muito menor? Ninguém quer passar por essa situação, por isso, neste texto vamos explicar alguns pontos que você deve avaliar no terreno antes de efetivar a compra. 

Avalie as plantas de acordo com a sua necessidade

Antes de comprar o imóvel, tenha ideia do que será construído. Imagine a quantidade de quartos, salas, o espaço para cozinha e as áreas de lazer e serviço. Com isso em mente, avalie as plantas dos terrenos que você tem interesse e escolha a partir da sua necessidade. 

Fique atento às regras de construção do município já que cada prefeitura define uma área máxima de construção para cada tamanho de terreno. Se o lote possui 1.000 m², isso não significa que você pode construir em toda a área. Para se informar sobre o tamanho máximo, consulte o órgão da cidade responsável pela urbanização. 

Leia mais: Etapas para aquisição de um terreno 

Observe a topografia do terreno

O tipo do terreno impacta muito no projeto arquitetônico do imóvel, por isso, é importante observar a topografia para que a construção seja feita conforme o seu desejo

Cada terreno possui uma particularidade e a topografia é uma ferramenta para analisar esses diferenciais. Ela também ajuda a prever custos já que alguns terrenos possuem características distintas. Um exemplo disso são os lotes situados abaixo do nível da rua que necessitam de sistemas de drenagem e, em alguns casos, de aterramento

Se você quer poupar durante a construção e deseja um projeto térreo e de fácil acesso, prefira por terrenos planos, mas atenção: o custo deste tipo de terreno nem sempre é o mais acessível. Quem busca por projetos mais audaciosos e modernos, pode aproveitar as opções de terrenos em aclive e declive, eles podem render construções com um design diferenciado. 

Leia mais: Arquitetura – um guia para você caprichar no projeto da sua casa

Conte com especialistas

Quem deseja mais assertividade na escolha do terreno pode contar com o apoio de engenheiros e arquitetos. Esses profissionais irão auxiliar na escolha do melhor terreno, analisar o tipo de solo e as condições para uma construção segura. 

Além disso, o arquiteto irá desenvolver um projeto mais adequado de acordo com as características do terreno e alinhado ao desejo do cliente. Após a compra do lote, esse projeto poderá ser incluído na documentação necessária para iniciar as obras, adiantando um processo. 

Leia mais: Documentos necessários para iniciar uma construção residencial 

Avalie a reputação da loteadora

Para escolher o terreno ideal para a construção da sua casa, conhecer a empresa por trás da venda é primordial. É ela que irá fornecer as informações do terreno, como as características do lote, documentação e outros aspectos fundamentais.  

Faça pesquisas, leia sobre o histórico da empresa e evite imprevistos. Aqui na VPA Urbanismo, possuímos uma história de sucesso com mais de 10 mil unidades vendidas e mais de 200 obras entregues em diversos estados. 

Aproveite as dicas

Agora que você já conhece os itens que devem ser avaliados para a compra de um terreno do tamanho da sua necessidade, siga as dicas para aproveitar as vantagens dos lotes disponíveis no mercado e fazer uma escolha assertiva. 

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Right Menu Icon