A sustentabilidade tem se tornado um processo cada vez mais presente nas obras, as quais ganham em aproveitamento e ainda beneficiam o meio ambiente. Graças a ela, surgiram soluções inteligentes para poupar recursos e amenizar os impactos, trazendo uma constante evolução para o setor e a promoção do cuidado. .
Assim como outras atividades, a sustentabilidade também pode ser adotada na construção por meio de medidas focadas na preservação dos recursos e do meio ambiente. Além disso, essas ações são capazes de reduzir custos, garantindo uma obra mais econômica.
Se você quer aplicar a sustentabilidade no canteiro de obras, preservar os recursos e reduzir custos, continue lendo esse texto para conhecer algumas ações que podem ser inseridas facilmente na rotina de uma obra.
Consumo de materiais
O desperdício de materiais é um problema comum em diversas áreas e, na construção civil não é diferente. No entanto, sua obra pode ser diferente desde que o incentivo à cultura de economia seja realizado constantemente. Para isso, converse com os trabalhadores que estão em campo e, busque ao máximo, capacitá-los para que os materiais sejam utilizados de forma inteligente.
Realizar um planejamento estimando os materiais e a quantidade que será utilizada em cada etapa também ajuda a manter um controle dos processos de construção, evitando o uso incorreto e exacerbado dos materiais disponíveis.
Leia mais: Construção – um guia para não errar.
De olho no uso de água
Talvez a água seja um dos recursos naturais mais utilizados em uma obra e, por isso, exageros podem acontecer. Para evitar desperdícios e uma conta com o valor nas alturas, crie meios para economizar e desacelerar o uso frequente de água potável. Uma ótima forma de fazer isso é coletando água da chuva para atividades que não necessitam da água tratada, como a limpeza do canteiro de obra e das ferramentas de trabalho.
Também é importante ficar atento aos vazamentos e resolvê-los para evitar os prejuízos causados por eles, como maior gasto mensal e problemas na estrutura da casa.
Descarte consciente
A quantidade de lixo gerado em uma obra é grande, por isso, é necessário fazer a gestão dos resíduos de forma inteligente para que o meio ambiente não sofra as consequências do descarte incorreto. Nesse sentido, o ideal é criar uma cultura de reciclagem e reutilização dos resíduos na obra para que menos lixo seja gerado. Assim, você contribui com o meio ambiente e com o seu bolso.
É comum que as pessoas façam a contratação de empresas para gerir o lixo da obra. Quem adota essa prática, deve se preocupar em encontrar uma empresa consciente, que se preocupe com o planeta e direcione os resíduos para o fim adequado. Essa ação é muito importante, já que o descarte do lixo em locais irregulares e de forma inadequada pode gerar diversos danos para o meio ambiente e para nossa saúde.
Leia mais: Método Off-site ganha ascensão no Brasil e no mundo
Poupando energia
A conta de energia também assusta muitas pessoas que estão na fase de construção, afinal, dependendo da fase em que a obra está, o uso pode ser grande. Por isso, saber poupar o recurso é tão importante para o seu bolso quanto para o meio ambiente.
Como forma de economizar energia no canteiro de obra, instrua os trabalhadores a organizar os cabos de energia de forma correta, já que, quando enrolados, podem dissipar mais energia e aumentar o consumo. Além disso, faça o controle dos equipamentos que consomem energia e, conscientize para que sejam utilizados de maneira correta e desligados das tomadas ao fim de cada tarefa.
Outra forma de poupar energia é realizando atividades na parte interna da casa enquanto a iluminação natural
Coloque em prática
Além de conhecer as ações que podem tornar a sua obra mais sustentável, é necessário aplicá-las no dia a dia e reforçar com os trabalhadores a importância de cada uma delas. Afinal, o sucesso de uma obra depende do esforço coletivo.
Aproveite esse conteúdo para iniciar uma construção pautada na preservação dos recursos!